História da Pizza
A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres da época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, feita de água e sal que vai ao forno bem quente. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos tempos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente foi incorporado totalmente à receita. Teve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes. (eu como pizza no café da manhã, a que sobrou do dia anterior hehe)
À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde. Margherita gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o nome da rainha. Apesar da origem da pizza ser italiana, mas os grandes devoradores desse produto ficam nos países: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.
Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
No ano passado, para comemorar o Dia da Pizza, foi assada ontem em São Paulo uma pizza de 2 metros de diâmetro, que usou 10 quilos de farinha de trigo, 8 quilos de muzzarela, 3 de tomate e 7 litros de molho de tomate. Levou 20 minutos para assar em um forno especialmente construído para a ocasião.
A ação foi da Associação das Pizzarias Unidas, e foi servida para 300 crianças no Instituto São Judas Tadeu, em São Paulo. A primeira deu tão certo que resolveram assar imediatamente uma segunda pizza, no mesmo formato e tamanho, com sabor de calabresa, com o desenho do mapa de São Paulo. (eu juro que eu queria só um pedaçinho, nada mais..)
Fala sério,agora to com água na boca ;Pp
Ahhh só sei que hoje todo mundo tem que comer pizza!
Tenha um feliz dia da pizza você também :)
Ass: Gabi